Antes mesmo da pandemia de Covid-19, muitos advogados autônomos e escritórios de advocacia já vinham adotando métodos de atendimento à distância, auxiliados pelo advento do processo eletrônico e pelas mais diversas ferramentas disponíveis. Agora, em meio à pandemia e à necessidade do distanciamento social, o sistema de atendimento remoto e o Home Office certamente são modalidades que entrarão para a nossa rotina mesmo após a retomada da normalidade.
Ainda que muitas pessoas possam “torcer o nariz” para o atendimento remoto, na verdade esse preconceito não resiste à primeira experiência prática: por mais que a nossa internet não seja a mais veloz e os nossos dispositivos eletrônicos não sejam os mais modernos, os prós superam em muito os contras com a otimização de tempo, economia com deslocamentos, flexibilidade de horários, comodidade e conforto.
E hoje em dia, inclusive a assinatura de documentos como procurações e contrato de honorários não necessita mais de papel, tinta ou impressora! Tudo o que o cliente precisa é de um e-mail para fazer uma assinatura eletrônica gratuita com apenas 1 clique! E para os demais documentos como comprovante de residência e carteira de identidade, basta uma foto nítida por e-mail ou pelo whatsapp!
Nem mesmo as audiências judiciais são um problema, pois em meio à pandemia o Conselho Nacional de Justiça já homologou ferramentas para audiências por videoconferência, e as mesmas têm ocorrido dessa forma tranquilamente. Ou seja, o trabalho remoto em geral – sobretudo na área jurídica – é um caminho sem volta!
Mesmo aquelas pessoas que não se importam com atendimento remoto e tenham habilidade com ferramentas tecnológicas, ainda podem se sentir inseguras em fazer uma consulta online ou ainda contratar um advogado sem conhecê-lo pessoalmente. Para essa objeção existe uma ferramenta muito prática onde é possível verificar se aquela pessoa é realmente advogado(a) e se sua inscrição da OAB é válida! Basta acessar o site do Cadastro Nacional de Advogados neste link https://cna.oab.org.br/ e colocar o nome e/ou o número de inscrição dele!
Portanto, se você estiver com algum problema que necessita de um advogado, não espere pela retomada da normalidade, pois absolutamente ninguém pode prever quando ela virá! E quando acontecer, esteja certo de que as relações interpessoais já terão escalado outros patamares e as consultas e reuniões provavelmente migrarão em sua maior parte para a modalidade remota.
Entre em contato com o advogado de sua confiança e consulte-o sobre as possibilidades de atendimento remoto!
RESUMO E PERGUNTAS FREQUENTES:
Quais são as vantagens do atendimento online?
Como vimos, acessibilidade, comodidade, conforto, otimização de tempo, economia com deslocamentos e flexibilidade de horários são os principais pontos positivos do atendimento remoto.
Como é realizada uma consulta online?
O atendimento pode ser feito por videoconferência, por troca de mensagens de texto e áudio e ainda por telefone ou e-mail. O que for mais conveniente para o cliente.
Como vou saber se a pessoa é realmente advogado(a)?
Basta acessar o site do Cadastro Nacional de Advogados neste link https://cna.oab.org.br/ e colocar o nome e/ou o número de inscrição. Faça um teste, coloque o meu nome lá: Eduardo Antônio Kremer Martins, OAB/RS 65.587.
Como vou assinar documentos como procuração e contrato de honorários?
Os documentos podem ser assinados eletrônica e gratuitamente com apenas 1 clique. Tudo o que o cliente necessita é de uma conta de e-mail. O advogado encaminha o documento através de uma plataforma, o cliente recebe o e-mail, clica no botão para assinar e a plataforma devolve o documento assinado para o advogado! Esse procedimento possui validade e eficácia jurídica conforme estabelece a Medida Provisória nº 2200-2/2001.
Como vou enviar outros documentos como RG, CPF e outros comprovantes?
Todo e qualquer documento poderá ser enviado por e-mail, whatsapp ou telegram. Sugerimos a utilização do aplicativo CamScanner disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos do seu smartphone, mas na ausência dele, uma foto nítida já é suficiente!
Como faço o pagamento do valor da consulta e/ou dos honorários?
O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, transferência bancária ou mesmo boleto, o que for mais conveniente para o cliente.
Como posso saber se o processo foi ajuizado? Como faço para acompanhar o meu processo?
Assim que o processo for ajuizado, enviamos o número e a chave de acesso do mesmo, onde o cliente pode acessá-lo online sempre que quiser. Independentemente disso, também ficamos à disposição para esclarecer dúvidas sempre que o cliente entender necessário.
Com que tipos de processos vocês trabalham?
Estamos há 20 anos no meio jurídico e nossas especialidades são o Direito Civil e o Direito de Família. Na área do Direito Civil nossa atuação concentra sobretudo nos segmentos de Direito do Consumidor, Direito Imobiliário e Recuperação de Créditos em geral. No Direito de Família nossa expertise compreende Ações de Alimentos, Execuções, Ação de Guarda, Regulamentação de Visitas, Alienação Parental, Separações, Divórcios e Inventários.
Nas áreas Trabalhista, Previdenciária e Criminal atuamos em parceria com outros colegas especialistas nestas áreas.
Ficou com alguma dúvida, receio ou precisa de um advogado?
Procure o advogado de sua confiança ou entre em contato conosco sem compromisso, que teremos o maior prazer em poder ajudá-lo.
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